As 10 montadoras que mais venderam carros no Brasil em 2012

Com o mês de Janeiro já quase acabando é hora de compartilhar algumas informações auferidas sobre o mercado automotivo brasileiro no ano que se passou. Hoje apresentamos a lista com as 10 montadoras que mais venderam carros nos Brasil em 2012.

1ª – Fiat

Carros vendidos em 2012: 763.701

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 23,21%

Carros mais vendidos: Uno, Palio, Siena e Punto.

A Fiat foi mais uma vez a montadora que mais vendeu carros no Brasil no ano de 2012, isto não é novidade, pois o Brasil é o país dos carros populares e a Fiat é uma marca focada no segmento popular, seus carros são econômicos, duros e focados no dia-a-dia. O interessante sobre a Fiat em 2012 e o que fez com que ela continuasse sendo a líder foram os sucessos de seus lançamentos Novo Siena e Novo Palio, além do relativo sucesso do mais equipado Punto e do Novo Uno, que já não é mais tão novo assim mas continua fazendo sucesso e disputando a liderança com o VW Gol.

2ª – Volkswagen

Carros vendidos em 2012: 697.484

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 21,20%

Carros mais vendidos: Gol, Fox, CrossFox, SpaceFox e Jetta.

A Volkswagen manteve a vice liderança e mantem uma trajetória sólida de crescimento em vendas em todo o mundo. O Novo Gol lançado em 2012 e o Novo Jetta foram sucessos e ajudaram a marca a manter a vice-liderança, porém o Hyundai HB20 veio para competir diretamente com o Gol e está se saindo muito bem, será que o VW conseguirá se manter como carro mais vendido do Brasil e evitar que Fiat Uno e/ou Hyundai HB20 o superem?

3ª – Chevrolet (GM)

Carros vendidos em 2012: 580.051

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 17,63%

Carros mais vendidos: Celta, Corsa Sedan, Cobalt, Agile e Cruze.

Após ver seu mercado diminuir drasticamente no cenário nacional e internacional nos últimos anos, a Chevrolet começou por volta de 2008 uma renovação completa de toda sua gama de modelos que, convenhamos, já estava ultrapassada. Os novos modelos que chegaram, Cobalt, Cruze e Camaro tornaram a Chevrolet novamente um sucesso, mas o destaque mesmo foi o recém lançado Chevrolet Onix, que embora lançado nos últimos três meses do ano, já superou em vendas muitos carros tradicionais e parece ser um grande desafiante ao posto de carro mais vendido do Brasil neste ano de 2013.

Clique aqui para saber mais sobre o Chevrolet Onix

Clique aqui para saber mais sobre o Camaro 2013, o carro mais famoso do Brasil

4ª – Ford

Carros vendidos em 2012: 292.720

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 8,20%

Carros mais vendidos: Fiesta, Ka e Ecosport.

Outra tradicional marca automotiva estadunidense que aparece bem nos ranking das maiores montadoras é a Ford, emplacando a 4ª colocação. Seus lançamentos New Fiesta Hatch, New Fiesta Sedan e Novo Escosport 2013 foram um sucesso.

Clique aqui para saber tudo sobre o Novo Escosport 2013.

5ª – Renault

Carros vendidos em 2012: 219.234

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 6,66%

Carros mais vendidos: Sandero, Duster, Logan e Clio.

Com o investimento pesado em cima do Sandero e com o lançamento do Duster, a Renault conseguiu fechar 2012 como a 5ª maior montadora do Brasil em número de carros vendidos. O Duster foi o líder em vendas do seu segmento durante todo a maior parte do ano, porém após o lançamento do Novo Ecosport, seu concorrente direto, o Duster ficou para trás novamente nas vendas.

6ª – Honda

Carros vendidos em 2012: 122.647

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 3,73%

Carros mais vendidos: Civic, Fit, City e CR-V.

No que tange as vendas o ano de 2012 foi maravilhoso para a Honda, suas vendas cresceram mais de 40% em relação a 2011. O novo Civic, embora muito criticado pelo seu design, se tornou um sucesso em vendas, já que seu publico alvo é de pessoas de meia idade que buscam por um veículo confortável, bem equipado e discreto, e não por um carro bonito e atraente como era o chamado New Civic.

7ª – Toyota

Carros vendidos em 2012: 99.061

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 3,01%

Carros mais vendidos: Corolla, Hilux, SW4 e Etios.

Se no mundo a Toyota é a maior, no Brasil sua participação em vendas é bem pequena. Seus carros voltados a pessoas mais exigentes no Brasil são classificados como luxo, e por aqui o que faz sucesso é popular, e pensando nisto a Toyota lançou o Etios, seu primeiro carro popular e também o grande fracasso, ou mico do ano no Brasil. O Etios é bom, robusto, bem equipado, bom motor e cheio de atributos que poderiam fazer dele um sucesso no trânsito das cidades, porém parece que os chefões da Toyota são mais burros que eu e você, pois o carro é feio, muito raro alguém gostar do seu design, e como eu disse, até eu e você sabemos que o que vende no Brasil é design, um carro para poder mostrar…e quem quer mostrar um carro feio? Basta observar a Hilux para confirmar esta simples teoria, o modelo com aparência de luxo e design super atraente se tornou referência da categoria, exemplo de luxo e de pessoas ricas e vendeu, e continua vendendo muito, mas muito bem, agora este Etios…só quem entende de carro e não quer se mostrar compraria, mas ele não foi feito para isto, seu objetivo era ser um super popular, competir com Gol, HB20 e Onix, foram gastos milhões e milhões em sua divulgação e…nada de retorno em vendas. Porém o tradicional, robusto, confiável e muito elogiado por seus compradores Toyota Corolla, este sim um carro certo na categoria certa manteve a liderança em vendas no concorrido segmento dos sedãs médios e junto com a Hilux fez a Toyota ser a 7ª maior montadora do Brasil em 2012.

Clique aqui para conhecer tudo sobre o Toyota Etios >>

Leia também: Toyota é a maior montadora do Mundo em 2012 >>

8ª – Nissan

Carros vendidos em 2012: 95.581

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 2,90%

Carros mais vendidos: March, Versa, Livina e Frontier.

Com suas propagandas provocativas a Nissan conseguiu chamar a atenção e fechar 2012 como a 8ª maior montadora do Brasil em 2012. Seus popularzinho bem equipado, pequeno e muito elogiado March vendeu bem, mas sofre do mesmo mal que o Etios, não é bonito e por isto não consegue ser um popular de verdade para competir com Gol, HB20 e Onix. A Picape média Frontier com sua aparência robusta vendeu muito bem e se tornou o carro de polícia da vez no Brasil.

9ª – Hyundai

Carros vendidos em 2012: 91.497

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 2,78%

Carros mais vendidos: HB20, Tucson, i30, ix35, Elantra, Veloster, Santa fé, Azera e Sonata.

Se a Toyota e a Nissan pecam por não fazer carros tão bonitos, a Hyundai é justamente o contrário, a Hyundai é a estrela dos carros bonitos cheios linhas fuídas e suntuosas seus carros chamam atenção por onde passam e são simbolo de riqueza, como o Hyundai Veloster, muito utilizado em clipes musicais para demostrar riqueza e status social, porém mais uma vez ao contrário de Toyota e Nissan, o Veloster foi muito criticado por ser um carrão lindo, chamativo e de nome Veloster mas seu motorzinho andar menos que um Uno 1.4.

Porém apesar deste detalhe isolado a Hyundai é a montadora que mais merece destaque neste ano que se passou, seu popular, o HB20 se tornou a maior estrela do mercado automotivo brasileiro e explodiu as vendas da montadora, que com toda sua gama de veículos bonitos, esportivos e atraentes, alguns até bastante luxuosos como o Azera, Santa fé, Genesis e Equs promete mudar o mundo automotivo brasileiro e estar mais bem colocada no ranking das maiores montadoras no próximo ano.

10ª – Citröen

Carros vendidos em 2012: 67.831

Porcentagem do mercado automotivo brasileiro: 2,06%

Carros mais vendidos: C3, C3 Aircross e C3 Picasso.

O modelos completos da marca francesa fizeram bastante sucesso, em especial o C3 que com suas linhas arredondadas se tornou o carro preferido das mulheres da classe média e alta que querem um carro para o dia-a-dia.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR em "As 10 montadoras que mais venderam carros no Brasil em 2012"

Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*